Saw


Saw é um filme que se tornou no primeiro filme duma saga de culto, tendo este primeiro filme, marcado uma geração do terror. Este filme volta a ser um exemplo que filmes de baixo orçamento se podem tornar num sucesso fora do que era pensado pelos seus realizadores, abrindo as portas neste caso a uma saga de 7 filmes. Apesar disso, a crítica e o público dividiram-se muito nas opiniões, sendo que para uns este é um clássico e um grande filme, para outros este filme não é grande coisa e não lhes cria simpatia, mas o que é certo é que o filme amado ou não, conseguiu ter sucesso e criar um movimento que inclui, além dos filmes, bonecos, jogos, fatos, e outras coisas do género.
O filme é um misto de terror físico e de terror psicológico e que muitos não entendem este último. O conceito e a mensagem do filme é simples, preservem o que têm (pessoas e outras coisas que nos fazem feliz), pois nunca sabem quando podem perder tudo isso, mas também traz outra mensagem inerente, que é, não confiem nas pessoas mesmo nas mais próximas, porque ninguém tem a certa absoluta do que elas são, usando estes dois conceitos num enredo brilhante e cheio de suspense que nos surpreende a cada minuto. A história do filme passa-se num lugar fechado onde estão dois personagens e que à primeira vista não têm nada em comum, estando presos por correntes e onde numa televisão aparece um boneco a dizer o que fazer se quiserem sair dali. O filme vai buscar muitas histórias fora daquele local mas que são essenciais para a compreensão do filme e o porquê dos dois personagens estarem ali.
Para mim o filme é brilhante pelo o facto que adoro terror psicológico, principalmente tão bem feito como este, que me deixou encantado pela saga e sempre à espera do próximo, mesmo quando estes não eram os melhores, podendo-se dizer que é um dos meus filmes preferidos, tendo pena que muitos não percebam a ideia do filme por trás das cenas de tortura e de terror físico.

Rate: 9/10

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Nightmare on Elm Street 4: The Dream Master

Friday the 13th: Part 2